top of page

De olho nos adversários : Remistas começam a estudar os rivais que terão pela frente no campeonato b

Passada a decepção pela perda da Copa Verde, as atenções dos remistas se voltaram para aquela que é, de fato, a competição mais importante da temporada: a Série D. É no Campeonato Brasileiro que o Leão Azul lutará pelo acesso para voltar a uma divisão nacional que seja menos deficitária que a quarta, e última. Na quarta-feira, a CBF divulgou a tabela básica e os grupos. Quando todos esperavam que o Remo estivesse no A2, assim como no passado, e encarasse equipes do Nordeste, o time paraense acabou ficando no A1. Em teoria, a inclusão no grupo apenas com clubes da Amazônia é o mais coerente, mas na prática ela traz uma dificuldade a mais, que são as longas viagens.

Fora Manaus (AM), que conta com voos diretos de Belém e que quase nunca ultrapassam duas horas, as viagens a Rio Branco (AC), Porto Velho (RR) e Vilhena (RO) são todas passíveis de escalas e, no caso de Rondônia, um trajeto de estrada. Além do time paraense, o Grupo A1 é formado por Vilhena-RO, Náutico-RR, Nacional-AM e o representante do Acre, ainda indefinido. O vencedor do Campeonato Acreano de Futebol só será conhecido no dia 27 de junho.

Os jogos de estreia do Grupo A1 estão previamente marcados para 12 de julho. O Remo vai viajar a Rondônia para encarar o Vilhena e encerra a primeira fase contra a mesma equipe. Curiosamente, nas últimas vezes em que se encontraram, os dois times estiveram frente à frente na Série D de 2012, em condições semelhantes.

Na estreia dos dois, há três anos, o VEC venceu por 4 a 2 no estádio Portal da Amazônia. Na 10ª rodada, o Leão deu o troco e venceu por 2 a 1, no Baenão. Os dois times se classificaram para a fase seguinte, mas foram desclassificados. Na ocasião, o Remo tinha em seu elenco o meia Ratinho, que foi campeão paraense esse ano e é cotado para permanecer para a Série D.

As duas principais forças do grupo são justamente os times do Pará e do Amazonas. O Remo é o atual campeão do Campeonato Paraense e vice-campeão da Copa Verde. Já o Nacional faz campanha histórica no Campeonato Amazonense de Futebol e lidera o estadual com 15 vitórias em 15 jogos (45 pontos). O primeiro jogo entre Nacional e Remo na Série D será no dia 9 de agosto, em Manaus, provavelmente no estádio da Colina.

Os dois clubes são os que mais estão investindo na formação dos elencos. O Leão paraense ainda está à procura de reforços, mas já teria pelo menos cinco acertados, todos do futebol local. O Leão amazonense fechou na semana passada o retorno do meia Danilo Rios, que ano passado teve uma passagem frustrante pelo Baenão.

Na Série D deste ano, os clubes terão uma ajuda um pouco maior por parte da CBF nos gastos. A confederação vai bancar passagens para 25 pessoas nas viagens acima de 700 km (todas as do Remo, na primeira fase), hospedagem, alimentação, arbitragem e até o exame antidoping.

Jornal Amazonia 17/05

FACEBOOK_NEWS.png

bottom of page